1 - Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior:
A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos, o executivo e seus superiores participam do processo de estabelecimento e fixação dos objetivos.2 - Estabelecer objetivos para cada departamento:
3 - Interligação dos objetivos departamentais:
4 - Elaborar planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle:
Após a definição dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos táticos e os planos operacionais para alcança-los. Como a APO enfatiza a quantificação, a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-los com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.
É necessária uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:
· Fixação dos objetivos Globais da empresa;
· Elaboração do Planejamento Estratégico;
· Fixação dos objetivos departamentais para o ano;
· Elaboração do plano tático do departamento;
· Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais;
· Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais;
· Revisão nos planos ou nos objetivos departamentais.
· Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais.
6 - Participação atuante da chefia:Há uma grande participação do superior, o controle é centralizado.
7 - Apoio intenso do staff:A implantação da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo “faça você mesmo” não é aconselhável em APO, pois exige integração e coordenação de esforços.