Definição
Muitos autores procuram definir ADMINISTRAÇÃO. Diante dessas várias definições, poderá se perguntar se esta ou aquela definição está certa ou errada porém, embora se defina de várias formas, o conceito sempre se resume em: fazer as coisas por meio das pessoas, obtendo os melhores resultados.
Conheça algumas definições de ADMINISTRAÇÃO:(transcrito de: Chiavenato Idalberto, Administração nos Novos Tempos, 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004)
1. Administração é o processo pelo qual um grupo de pessoas dirige as ações de outras no sentido de alcançar objetivos comuns.
2. Administração é o processo de trabalhar com e através de outras pessoas para alcançar eficientemente objetivos organizacionais pelo uso eficiente de recursos limitados em um ambiente mutável.
3. Administração representa a busca de objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e eficaz através de planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
4. Administração refere-se a duas coisas: (1) coletivamente a todos os administradores de uma organização; e (2) ao estudo do que os administradores fazem. Toda organização é tocada por administradores.
5. Administração é o processo de alcançar objetivos organizacionais pelo trabalho com e através de pessoas e demais recursos organizacionais. Três características são fundamentais: (1) Administração é um processo ou séries de atividades relacionadas; (2) envolve e se concentra no alcance de objetivos organizacionais; (3) alcança tais objetivos através do trabalho das pessoas e demais recursos organizacionais.
Perspectiva
As formas organizacionais surgem e se fundamentam, de acordo com a época e se adaptam às características e exigências de cada momento específico.
A velocidade com que os acontecimentos causam impacto no mundo, pode pôr à prova os modelos tradicionais de organizações.
Hoje, ocorrem rápidas mudanças nos negócios e no campo do conhecimento; empresas se expandem e se tornam mais complexas e a globalização atinge a grande maioria delas. As atividades passam a exigir pessoas de diversas competências e diferentes formações, levando ao enfrentamento de problemas de coordenação e de atualização que passam a ser primordial em face dessas rápidas mudanças.
Neste sentido, Administrar se torna uma atividade repleta de desafios e incertezas. Problemas complexos e de vertentes diversas fazem parte do dia a dia do Administrador: grupos e situações - externos e internos, fazem com que o Administrador receba as mais diversas informações, muitas vezes contraditórias, que de alguma forma podem levar a um diagnóstico confuso e fora da realidade.
Desse rol de influências e exigências a serem atendidas, podemos ter como exemplo: clientes internos e externos, fornecedores, a sociedade, os concorrentes, os acionistas, o "dono" da empresa, os subordinados, o governo, entre tantos outros.
Todos esses desafios demandam do Administrador uma adequada combinação de habilidades técnicas, humanas e conceituais. E tudo isso de forma equilibrada: o Administrador deve ser ao mesmo tempo especialista e generalista, pois a Administração, em conjunto com a tecnologia, se tornará o recurso estratégico dos países desenvolvidos e também a necessidade básica dos que estão em desenvolvimento.
Há que ser ressaltada ainda, a participação da Administração em uma área recente e de extrema importância na sociedade em geral: o Terceiro Setor.
Neste novo formato de atuação, torna-se clara a participação da Administração Sistemática, aprendida no período acadêmico, baseada em teorias e guiada por princípios universalmente testados e aprovados, podendo render maiores resultados em menos tempo. É notório que problemas como: pobreza, precária assistência à saúde, falta de segurança, educação pobre, conflitos de todos os tipos, entre outros tantos que afligem a população mundial, precisam urgentemente de soluções administrativas construídas de forma clara e ética.
E em todos os seus papéis, a Administração deve ser fundada em: Participação, Ética, Democracia, Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado, e na participação de todos nos resultados e bens da humanidade
Importancia do Administrador
Atingir objetivos em um cenário competitivo e globalizado: este é o foco das empresas no mundo de hoje. Isto faz com que a Administração se torne o ponto fundamental na organização para que ela possa atingir esse objetivo.
Neste sentido, o Administrador atua como o principal responsável pelo desenvolvimento do trabalho de seus subordinados. Lida ao mesmo tempo com eventos internos e externos, enquanto precisa estar atento a acontecimentos do passado e do presente e sempre ligado a situações, eventos e possibilidades que estão por acontecer.
Para possibilitar esse "jogo de cintura", o Administrador tem como principal arma a sua formação; ampla e de conhecimentos heterogêneos.
Com a formação profissional passando por áreas como o Direito, a Psicologia, a Estatística, a Matemática, a Contabilidade, entre outras, o Administrador pode lançar mão de ferramentas diversas na condução de suas atividades do dia a dia, tornando-o um agente de mudanças e de transformação das empresas.
Podemos definir o Administrador como agente em vários processos pelos quais as organizações passam: ele é um agente educador, enquanto modifica os comportamentos das pessoas e um agente cultural quando seu estilo modifica a cultura de uma organização. Seu estilo influencia também o comportamento de clientes e fornecedores.
Portanto, seja qual for a posição que ocupar numa organização, o Administrador somente obterá êxito através da cooperação dos subordinados - e esse êxito é o resultado da função: cooperação + objetivos comuns = sucesso.
Administrar é fazer as coisas por meio das pessoas, obtendo os melhores resultados
Principais Eventos nos Primórdios da Administração
Época | Autores | Eventos ligados |
4.000 a.C. | Egípcios | Necessidade de planejar, organizar e controlar |
2.600 a.C. | Egípcios | Descentralização na organização |
2.000 a.C. | Egípcios | Necessidade de ordens escritas. Uso de consultoria |
1.800 a.C. | Hamurabi | Uso do controle escrito e testemunhal; estabelecimento do salário mínimo |
1.491 a.C. | Hebreus | Conceito de organização; princípio escalar |
600 a.C. | Nabucodonosor | Controle de produção e incentivos salariais |
500 a.C. | Mencius (China) | Necessidade de sistemas e padrões |
400 a.C. | Sócrates (Grécia) Platão (Grécia) | Enunciado da universalidade da Adminstração. Arranjo físico e manuseio de materiais. Princípio da especialização |
175 a.C. | Cato (Roma) | Descrição de funções |
284 | Dioclécio (Roma) | Delegação de autoridade |
1436 | Arsenal de Veneza | Contabilidade de custos, balanços contábeis, controle de inventários |
1525 | Niccoló Machiavelli (Itália) | Princípio do consenso na organização, liderança, táticas políticas |
1767 | Sir James Stuart (Inglaterra) | Teoria da fonte de autoridade, especialização |
1776 | Adam Smith (Inglaterra) | Princípio de especialização dos operários, conceito de controle |
1799 | Eli Whitney (EUA) | Método científico, contabilidade de custos e controle de qualidade |
1800 | Mathew Boulton (Inglaterra) | Padronização das operações, métodos de trabalho, gratificações natalinas, auditoria |
1810 | Robert Owen (Inglaterra) | Práticas de pessoal, treinamento dos operários, planos de casas para operários |
1832 | Charles Babbage (Inglaterra) | Abordagem científica, divisão do trabalho, estudos de tempos e movimentos, contabilidade de custos |
1856 | Daniel C. McCallum (EUA) | Organograma, administração em ferrovias |
1886 | Henry Metcalfe (EUA) | Arte e ciência da Administração |
1900 | Frederick W. Taylor (EUA) | Administração Científica, estudo de tempos e movimentos, racionalização do trabalho, ênfase no planejamento e no controle |
(Transcrito do livro: Introdução à Teoria Geral da Administração, (Adm. Idalberto Chiavenato
Teorias
Como surgem as teorias?
As teorias advém de diferentes vertentes e contribuições. As teorias de Administração praticadas ao longo do tempo, tiveram como base modelos diversos de condução de organizações, como por exemplo: organização da Igreja Católica (modelo de hierarquia simples); organização militar (conceitos de: unidade de comando, linha, centralização, descentralização, estratégia); Revolução Industrial (modelo de Administração hoje conhecido), entre outras.
Segundo Chiavenato, "cada teoria administrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais relevantes de sua época e todas foram bem-sucedidas nas soluções específicas para tais problemas. Assim, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las para ter à sua disposição um naipe de alternativas para cada situação".
Veja a seguir, as principais teorias administrativas utilizadas ao longo da história da Administração:
Teorias | Data | Ênfase | Principais Enfoques |
Administração Científica | 1903 | Tarefas | Racionalização do trabalho - nível operacional |
Teoria Clássica | 1911 | Estrutura | Organização formal |
Teoria Neoclássica | 1954 | Princípios gerais da Administração Funções do Administrador | |
Teoria da Burocracia | 1909 | Estrutura | Organização formal burocrática Racionalidade organizacional |
Teoria Estruturalista | 1947 | Estrutura | Múltipla abordagem: - Organização formal e informal - Análise intra-organizacional e análise interorganizacional |
Teoria Estruturalista | 1947 | Ambiente | Análise intra-organizacional e análise ambiental Abordagem de sistema aberto |
Teoria das Relações Humanas | 1932 | Pessoas | Organização informal Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo |
Teoria do Comportamento Organizacional | 1957 | Pessoas | Estilos de Administração Teoria das decisões Integração dos objetivos organizacionais e individuais |
Teoria do Desenvolvimento Organizacional | 1962 | Pessoas | Mudança organizacional planejada Abordagem de sistema aberto |
Teoria da Contingência | 1972 | Ambiente | Análise ambiental (imperativo ambiental) Abordagem de sistema aberto |
Teoria da Contingência | 1972 | Tecnologia | Administração da tecnologia (imperativo tecnológico) |
Novas abordagens na Administração | 1990 | Competitividade | Caos e complexidade Aprendizagem organizacional Capital intelectual |
Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração, Adm. Idalberto Chiavenato)