quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gestão de Qualidade Total - TQM


A questão da melhoria da qualidade tem recebido crescente atenção dos executivos nos últimos anos. Surgido no ano de 1950 a Gestão de Qualidade Total se popularizou no ano de 1980 através do uso de estatísticas para analisar variabilidade nos processos de produção. Pode ser resumidamente explicada como a filosofia da administração motivada pelo constante aprimoramento e resposta às necessidades e expectativas do consumidor.

Usada normalmente pelo termo TQM (Total Quality Management) a melhoria dos processos e o envolvimento dos funcionários é a principal engrenagem para que isso aconteça, ela requer que os executivos estimulem os funcionários a compartilhar idéias e a usar na prática suas sugestões.

Na década de 80, no Brasil, cresceu a adesão de empresas pelo modelo de gestão da qualidade total (TQM), que segundo Robbins (2000, p.12) “é uma filosofia de administração motivada pelo constante aprimoramento e resposta às necessidade e expectativas do consumidor”. Considerando este conceito é possível afirmar que entre os elementos básicos da TQM encontram-se:

a) Mensuração precisa, participação passiva dos funcionários, foco intenso na estrutura
b) Mensuração precisa, participação ativa dos funcionários, foco intenso no processo
c) Mensuração precisa, participação passiva dos funcionários, foco intenso na organização
d) Mensuração precisa, participação ativa dos funcionários, foco intenso no cliente


ROBBINS, Stephn. Administração, Mudanças e perspectivas. Editora Saraiva, 1ª edição. 2000.




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