quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Processo Administrativo - Organização



 O próximo no Processo Administrativo é a Organização.


A organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa, a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Como tal, a organização é uma atividade básica de administração, serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo, que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas.
Com a ajuda da organização a empresa reúne e integra os seus recursos e competências, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação. proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração,define os níveis de autoridade e de responsabilidade e assim por diante. A organização representa todos os meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento, a direção e o controle da ação empresarial a fim de atingir os seus objetivos.
Verificamos que, em função dos seus objetivos, as empresas definem os seus domínios, isto é, o nicho ambiental no qual pretendem aninhar-se e estabelecer o seu ambiente de tarefa. A seguir, as empresas estabelecem os meios necessários para operar e alcançar esses objetivos e assegurar sua sobrevivência e seu crescimento. Ou seja, estabelecem estratégias para o melhor aproveitamento e aplicação de seus recursos. Para implementar suas estratégias, as empresas precisam planejar suas atividades e operações antes que elas sejam realizadas. E, para realizá-las, as empresas precisam agrupar estruturar, organizar e sincronizar todos os seus recursos e habilidades para uma operação global. É o que chamaremos de organização da ação empresarial. Cada empresa tem o seu modo próprio de organizar sua estrutura interna, agrupar recursos, estabelecer hierarquia de autoridade, dividir e decompor a tarefa global em subtarefas que serão realizadas por indivíduos ou por equipes, bem como de reintegrar e coordenar as subtarefas da tarefa global. O problema fundamental para a organização da ação empresarial para organização da ação empresarial é alcançar coerência entre todas essas áreas de decisão.

ABRANGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO.
  
A organização, como função administrativa, se desdobra nos três níveis organizacionais.

1. Organização no nível global da empresa: É a organização que envolve a empresa como uma totalidade. É o chamado desenho organizacional, tratado no nível institucional e que pode assumir vários tipos;
2. Organização no nível departamento da empresa: É a organização que abrange cada departamento ou unidade da empresa. É o chamado desenho departamental, ou simplesmente departamentalização, e é tratado no nível intermediário;
3. Organização no nível das tarefas e operações da empresa: É a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação especificamente. É o chamado desenho de cargos ou tarefas, tratado no nível operacional, seja em atividades isoladas ou em grupos, isto é, em equipes.

Enquanto o nível institucional se preocupa com o desenho organizacional no âmbito da empresa como um todo, o nível intermediário se incumbe de detalhar o desenho dos departamentos que serão responsáveis pela administração de um ou mais recursos relevantes para alcance dos objetivos empresariais. O nível operacional fica com a responsabilidade de definir o desenho dos cargos e das tarefas, os quais, em conjunto, operarão as tecnologias e gerarão os produtos ou serviços que constituem a tarefa básica da empresa.

Logo, esta parte trata da organização da ação empresarial e será desdobrada em três capítulos, para explicar as diferentes perspectivas de organização dos níveis institucional, intermediário e operacional da empresa. São eles:

• Desenho organizacional;
• Desenho departamental;
• Desenho de cargos e tarefas;


Organizar, isto é, compor todos os meios para que a ação empresarial seja viável e possa ser realizada com sucesso.
  
 Texto referenciado no livro Introdução À Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato.