quinta-feira, 22 de setembro de 2011

As Escolas de Pensamento Estratégico

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) descrevem um resumo do pensamento estratégico desenvolvido no âmbito acadêmico ao longo do tempo em dez escolas, conforme o quadro.
As escolas de pensamento estratégico vão além de uma formulação da estratégia, apresentam um processo estratégico como um todo. Cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferente de formular e/ou formar estratégias em três grupos: as escolas prescritivas, as escolas descritivas e a escola configurativa.
 As escolas prescritivas preocupam-se quanto ao modo como as estratégias devem ser formuladas, descrevendo fórmulas gerais para a criação das estratégias empresariais.
As escolas descritivas direcionam sua análise para o modo como as estratégias são formuladas, centrando suas observações e explicações nos diversos fenômenos que podem criar as estratégias empresariais.
A escola configurativa busca integrar e agrupar os vários elementos, o processo de formulação de estratégias, o conteúdo das mesmas, estruturas organizacionais e seus contextos.
 Fonte: Adaptado de Mintzberg et al. (2000).


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