segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Demonstrações Contábeis


Em relação aos elementos patrimoniais e de resultado (ativos, passivos, receita, despesa), bem como à leitura prática das demonstrações contábeis, com fundamento na legislação brasileira e nos ensinamentos dos autores de contabilidade, marque as alternativas corretas:


a)      De acordo com a teoria contábil, a empresa só pode ativar determinado bem se ela detiver sua propriedade definitiva e incontestável e se ele tiver, para ela, potencial para geração de fluxos de caixa futuros.

b)      O problema principal do passivo (exigibilidades) reside em sua avaliação, que recai, usualmente, na natureza dos itens monetários fixos, e nem sempre são expressos em moeda corrente na data dos balanços.

c)       Para a teoria contábil, a receita operacional deve englobar todos os ingressos provenientes da atividade principal da empresa (produtos, co-produtos, serviços), inclusive aqueles oriundos da venda de sucatas e de outros subprodutos.

d)      O reconhecimento da receita não está subordinado, temporalmente, ao lançamento da despesa que é originada, direta ou indiretamente, pelo esforço realizado para produzi-la.

e)      Na teoria contábil, não há diferença entre despesas e deduções da receita, vez que ambas representam, na realidade, redução do resultado do exercício. Nesse sentido, está correta a classificação adotada na legislação e na prática brasileiras para os descontos financeiros e devedores duvidosos, os quais têm sido normalmente tratados como despesa.

f)       Diferentemente da forma como são classificadas as despesas nos relatórios e nas demonstrações divulgados, melhor seria, tanto gerencialmente quanto para os usuários externos, que as despesas fossem classificadas em fixas e variáveis, ou em fixas, variáveis e mistas, vez que esse critério permitiria a averiguar melhor a tendência do empreendimento no que tange aos resultados, caso haja mudanças nas vendas ou na demanda dos produtos e dos serviços da empresa.

g)      As notas explicativas são complementares às demonstrações contábeis e evidenciam, principalmente, os critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, detalhamentos de contas ativas e passivas e outras informações necessárias ao entendimento desses relatórios contábeis pelos leitores.

Você sabe?