quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Processo Administrativo - Planejamento


Discutiremos o Processo Administrativo. Inicialmente pelo Planejamento e seguindo pelo conceito de Organização, Direção e Controle



Planejar é definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolverem premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ações necessárias.

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.
O planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo.
O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto,quando,como e em qual seqüência.
O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. Uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas.
O Planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.


OS TRÊS NÍVEIS DISTINTOS DE PLANEJAMENTO:




1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É o planejamento mais amplo e envolvente e abrangente toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:

• É projetado para longo prazo, seus efeitos e conseqüências estendem-se por vários anos;
• Envolvem a empresa como uma totalidade, abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização;
• É definido pela cúpula da organização, situa-se no nível institucional, corresponde ao plano maior ao quais todos os demais planos estão subordinados;
• É voltado para a eficácia da organização, alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados. Esse é sentido da excelência organizacional.

2. PLANEJAMENTO TÁTICO: É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais funções são:

• É projetado par médio prazo, em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, 12 meses;
• Envolve cada departamento ou unidade da organização, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais;
• É definido no nível intermediário da organização, para cada departamento ou unidade da empresa;
• É voltado para a coordenação e integração, diz respeito ás atividades internas da organização.

3. PLANEJAMENTO OPERACIONAL: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas principais características são:

• É projetado para o curto prazo, para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal;
• Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupa-se com o alcance de metas específicas;
• É voltado para a eficiência, na execução das tarefas ou atividades, Fazer bem feito e corretamente, isso compõe a chamada excelência operacional.

No fundo, o Planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.


Texto referenciado no livro Introdução À Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato.