segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conheça a Ciência da Administração


Definição
Muitos autores procuram definir ADMINISTRAÇÃO. Diante dessas várias definições, poderá se perguntar se esta ou aquela definição está certa ou errada porém, embora se defina de várias formas, o conceito sempre se resume em: fazer as coisas por meio das pessoas, obtendo os melhores resultados.
Conheça algumas definições de ADMINISTRAÇÃO:
(transcrito de: Chiavenato Idalberto, Administração nos Novos Tempos, 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004)
1. Administração é o processo pelo qual um grupo de pessoas dirige as ações de outras no sentido de alcançar objetivos comuns.

2. Administração é o processo de trabalhar com e através de outras pessoas para alcançar eficientemente objetivos organizacionais pelo uso eficiente de recursos limitados em um ambiente mutável.

3. Administração representa a busca de objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e eficaz através de planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
4. Administração refere-se a duas coisas: (1) coletivamente a todos os administradores de uma organização; e (2) ao estudo do que os administradores fazem. Toda organização é tocada por administradores.
5. Administração é o processo de alcançar objetivos organizacionais pelo trabalho com e através de pessoas e demais recursos organizacionais. Três características são fundamentais: (1) Administração é um processo ou séries de atividades relacionadas; (2) envolve e se concentra no alcance de objetivos organizacionais; (3) alcança tais objetivos através do trabalho das pessoas e demais recursos organizacionais.
Perspectiva
As formas organizacionais surgem e se fundamentam, de acordo com a época e se adaptam às características e exigências de cada momento específico.
A velocidade com que os acontecimentos causam impacto no mundo, pode pôr à prova os modelos tradicionais de organizações.
Hoje, ocorrem rápidas mudanças nos negócios e no campo do conhecimento; empresas se expandem e se tornam mais complexas e a globalização atinge a grande maioria delas. As atividades passam a exigir pessoas de diversas competências e diferentes formações, levando ao enfrentamento de problemas de coordenação e de atualização que passam a ser primordial em face dessas rápidas mudanças.
Neste sentido, Administrar se torna uma atividade repleta de desafios e incertezas. Problemas complexos e de vertentes diversas fazem parte do dia a dia do Administrador: grupos e situações - externos e internos, fazem com que o Administrador receba as mais diversas informações, muitas vezes contraditórias, que de alguma forma podem levar a um diagnóstico confuso e fora da realidade.
Desse rol de influências e exigências a serem atendidas, podemos ter como exemplo: clientes internos e externos, fornecedores, a sociedade, os concorrentes, os acionistas, o "dono" da empresa, os subordinados, o governo, entre tantos outros.
Todos esses desafios demandam do Administrador uma adequada combinação de habilidades técnicas, humanas e conceituais. E tudo isso de forma equilibrada: o Administrador deve ser ao mesmo tempo especialista e generalista, pois a Administração, em conjunto com a tecnologia, se tornará o recurso estratégico dos países desenvolvidos e também a necessidade básica dos que estão em desenvolvimento.
Há que ser ressaltada ainda, a participação da Administração em uma área recente e de extrema importância na sociedade em geral: o Terceiro Setor.
Neste novo formato de atuação, torna-se clara a participação da Administração Sistemática, aprendida no período acadêmico, baseada em teorias e guiada por princípios universalmente testados e aprovados, podendo render maiores resultados em menos tempo. É notório que problemas como: pobreza, precária assistência à saúde, falta de segurança, educação pobre, conflitos de todos os tipos, entre outros tantos que afligem a população mundial, precisam urgentemente de soluções administrativas construídas de forma clara e ética.
E em todos os seus papéis, a Administração deve ser fundada em: Participação, Ética, Democracia, Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado, e na participação de todos nos resultados e bens da humanidade
Importancia do Administrador
Atingir objetivos em um cenário competitivo e globalizado: este é o foco das empresas no mundo de hoje. Isto faz com que a Administração se torne o ponto fundamental na organização para que ela possa atingir esse objetivo.
Neste sentido, o Administrador atua como o principal responsável pelo desenvolvimento do trabalho de seus subordinados. Lida ao mesmo tempo com eventos internos e externos, enquanto precisa estar atento a acontecimentos do passado e do presente e sempre ligado a situações, eventos e possibilidades que estão por acontecer.
Para possibilitar esse "jogo de cintura", o Administrador tem como principal arma a sua formação; ampla e de conhecimentos heterogêneos.
Com a formação profissional passando por áreas como o Direito, a Psicologia, a Estatística, a Matemática, a Contabilidade, entre outras, o Administrador pode lançar mão de ferramentas diversas na condução de suas atividades do dia a dia, tornando-o um agente de mudanças e de transformação das empresas.
Podemos definir o Administrador como agente em vários processos pelos quais as organizações passam: ele é um agente educador, enquanto modifica os comportamentos das pessoas e um agente cultural quando seu estilo modifica a cultura de uma organização. Seu estilo influencia também o comportamento de clientes e fornecedores.
Portanto, seja qual for a posição que ocupar numa organização, o Administrador somente obterá êxito através da cooperação dos subordinados - e esse êxito é o resultado da função: cooperação + objetivos comuns = sucesso.
Administrar é fazer as coisas por meio das pessoas, obtendo os melhores resultados
Principais Eventos nos Primórdios da Administração
Época
Autores
Eventos ligados
4.000 a.C.
Egípcios
Necessidade de planejar, organizar e controlar
2.600 a.C.
Egípcios
Descentralização na organização
2.000 a.C.
Egípcios
Necessidade de ordens escritas. Uso de consultoria
1.800 a.C.
Hamurabi
Uso do controle escrito e testemunhal; estabelecimento do salário mínimo
1.491 a.C.
Hebreus
Conceito de organização; princípio escalar
600 a.C.
Nabucodonosor
Controle de produção e incentivos salariais
500 a.C.
Mencius (China)
Necessidade de sistemas e padrões
400 a.C.
Sócrates (Grécia)
Platão (Grécia)
Enunciado da universalidade da Adminstração. Arranjo físico e manuseio de materiais.
Princípio da especialização
175 a.C.
Cato (Roma)
Descrição de funções
284
Dioclécio (Roma)
Delegação de autoridade
1436
Arsenal de Veneza
Contabilidade de custos, balanços contábeis, controle de inventários
1525
Niccoló Machiavelli (Itália)
Princípio do consenso na organização, liderança, táticas políticas
1767
Sir James Stuart (Inglaterra)
Teoria da fonte de autoridade, especialização
1776
Adam Smith (Inglaterra)
Princípio de especialização dos operários, conceito de controle
1799
Eli Whitney (EUA)
Método científico, contabilidade de custos e controle de qualidade
1800
Mathew Boulton (Inglaterra)
Padronização das operações, métodos de trabalho, gratificações natalinas, auditoria
1810
Robert Owen (Inglaterra)
Práticas de pessoal, treinamento dos operários, planos de casas para operários
1832
Charles Babbage (Inglaterra)
Abordagem científica, divisão do trabalho, estudos de tempos e movimentos, contabilidade de custos
1856
Daniel C. McCallum (EUA)
Organograma, administração em ferrovias
1886
Henry Metcalfe (EUA)
Arte e ciência da Administração
1900
Frederick W. Taylor (EUA)
Administração Científica, estudo de tempos e movimentos, racionalização do trabalho, ênfase no planejamento e no controle
(Transcrito do livro: Introdução à Teoria Geral da Administração, (Adm. Idalberto Chiavenato
Teorias
Como surgem as teorias?
As teorias advém de diferentes vertentes e contribuições. As teorias de Administração praticadas ao longo do tempo, tiveram como base modelos diversos de condução de organizações, como por exemplo: organização da Igreja Católica (modelo de hierarquia simples); organização militar (conceitos de: unidade de comando, linha, centralização, descentralização, estratégia); Revolução Industrial (modelo de Administração hoje conhecido), entre outras.
Segundo Chiavenato, "cada teoria administrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais relevantes de sua época e todas foram bem-sucedidas nas soluções específicas para tais problemas. Assim, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las para ter à sua disposição um naipe de alternativas para cada situação".
Veja a seguir, as principais teorias administrativas utilizadas ao longo da história da Administração:
TeoriasData
Ênfase
Principais Enfoques
Administração Científica
1903
Tarefas
Racionalização do trabalho - nível operacional
Teoria Clássica
1911
Estrutura
Organização formal
Teoria Neoclássica
1954
Princípios gerais da Administração
Funções do Administrador
Teoria da Burocracia
1909
Estrutura
Organização formal burocrática
Racionalidade organizacional
Teoria Estruturalista
1947
Estrutura
Múltipla abordagem:
- Organização formal e informal
- Análise intra-organizacional e análise interorganizacional
Teoria Estruturalista
1947
Ambiente
Análise intra-organizacional e análise ambiental
Abordagem de sistema aberto
Teoria das Relações Humanas
1932
Pessoas
Organização informal
Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo
Teoria do Comportamento Organizacional
1957
Pessoas
Estilos de Administração
Teoria das decisões
Integração dos objetivos organizacionais e individuais
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
1962
Pessoas
Mudança organizacional planejada
Abordagem de sistema aberto
Teoria da Contingência
1972
Ambiente
Análise ambiental (imperativo ambiental)
Abordagem de sistema aberto
Teoria da Contingência
1972
Tecnologia
Administração da tecnologia (imperativo tecnológico)
Novas abordagens na Administração
1990
Competitividade
Caos e complexidade
Aprendizagem organizacional
Capital intelectual
Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração, Adm. Idalberto Chiavenato)